SAC62 3524-7000

Notícias

Síndrome da Mão-Pé-Boca: o que é isso?

Publicado em : 20/03/2018

Nas últimas semanas, muitos pais de crianças pequenas receberam este diagnóstico: seu filho(a) está com a Síndrome da Mão-Pé-Boca. Quem ainda não sabe do que se trata, leva um susto. Vamos entender.
A Síndrome da Mão-Pé-Boca é uma infecção causada por um vírus do grupo Coxsackie que, caracteristicamente produz lesões como bolinhas de água com uma base vermelha nas mãos, nos pés e lesões esbranquiçadas dentro da boca. Outros locais como o bumbum, por exemplo, também podem ser acometidos. Menos intensamente observamos lesões nos braços e pernas. Palmas das mãos, dedinhos, planta dos pés e boca são os locais mais frequentemente atingidos. Daí deriva o nome da doença.
O quadro geralmente tem início com febre, que pode ser alta. Algumas crianças chegam a apresentar mais de 39ºC de febre, o que certamente deixa os pais muito apreensivos. Essa febre pode durar de 2 a 3 dias. Importante observar que quando a febre cede, o estado geral das crianças é bom. Geralmente, elas conseguem brincar e ficam bem dispostas até a próxima elevação da temperatura.
Depois de dois ou três dias de febre, surgem as lesões características. O diagnóstico é feito pelo pediatra com a história e o exame físico da criança. Não estão indicados exames de imagens ou de laboratório
Esta síndrome é bastante contagiosa, e as crianças com menos de 5 anos de idade são as mais suscetíveis.
A Síndrome da Mão-Pé-Boca tem curso benigno na imensa maioria das vezes e sara sozinha em até 7 dias. O grande desafio para os pais, mães e cuidadores é fazer crianças com muitas lesões na boca se alimentarem direito. No entanto, a grande vantagem é que depois que tudo passa vem a fome e os que perderam um pouquinho de peso tem chance de recuperar rapidinho.
Importante saber que tem teve uma vez pode ter de novo, pois há vários sorotipos deste vírus e a imunidade que se adquiriu para um deles não necessariamente servirá para outro. Não há vacina. A doença evolui, na imensa maioria das vezes, sem sequela nenhuma.
 Informe-se sempre!
 
Fonte: g1.com
 

Notícias

Vai viajar ?

06/12/2021

Festa Junina saudável? A gente te conta como!

14/06/2021 https://saudebrasil.saude.gov.br/

Esse ano o mês de junho trouxe consigo a saudade de um evento tão aguardado pelos brasileiros: as festas juninas. Tipicamente brasileira, elas expressam uma manifestação cultural em vários elementos, mas principalmente na alimentação.

Por que a obesidade é um fator de risco para pessoas com Coronavírus?

06/05/2021 https://saudebrasil.saude.gov.br/

Doenças crônicas associadas à obesidade agravam o quadro de pacientes com Covid-19.

Precisou sair? O que fazer ao chegar em casa para evitar o coronavírus

24/03/2020

Um passo a passo para driblar a contaminação com o coronavírus após andar na rua para ir ao mercado, por exemplo

Máscaras cirúrgicas para coronavírus: quem deve usar, quando e como?

23/03/2020

Além do álcool em gel, a máscara descartável é muito buscada por supostamente proteger contra o novo coronavírus. Mas tem exagero e mau uso por aí

O que define um caso suspeito do novo coronavírus no Brasil?

21/03/2020

Alguns sintomas e outros critérios fazem os médicos suspeitarem de um caso de coronavírus. Conheça-os e veja como se confirma o diagnóstico

Coronavírus e gripe: quais as diferenças e semelhanças?

20/03/2020

Além dos sintomas, outras características do novo coronavírus se assemelham ao influenza – mas há muitas diferenças também. Saiba quais são elas.

O que é coronavírus? (COVID-19)

18/03/2020

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Vai viajar no fim do ano? Veja quais remédios não podem faltar na mala

20/12/2019

A temporada de festas de fim de ano está começando e muita gente se planeja para viajar. Mas o que não pode faltar no kit de remédios?

Porque o sarampo voltou?

16/12/2019

O que aconteceu?