SAC62 3524-7000

Notícias

Pesquisa estabelece relação entre problemas linfáticos e chikungunya

Publicado em : 21/07/2016

Uma pesquisa inédita determinou que há uma relação entre problemas linfáticos e a chikungunya. Especialistas do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) perceberam linfedema agudo e trombose venosa nas pernas de pacientes durante a fase mais latente da arbovirose.

Ao fim da primeira fase da pesquisa, foi confirmado que 61,6% dos casos apresentaram problemas na circulação linfática. O próximo passo do estudo é refazer os exames nos 23 pacientes para descobrir se tais acometimentos persistem.

Na sua primeira fase, que durou de março a junho deste ano, o estudo “Complicações vasculares na febre Chikungunya” analisou portadores de edemas nos membros inferiores. Todos as pessoas foram submetidas a avaliações clínicas, exames laboratoriais, ecocardiograma transtorácico, linfocintigrafia e ultrassonografia.

“Essas pessoas procuraram o ambulatório do HC com edemas nas pernas. Elas apresentavam calor nas pernas e uma vermelhidão. Começamos a notar uma ligação entre esses problemas e o fato de elas estarem na fase aguda da arbovirose. Porém, tiramos da pesquisa qualquer paciente que havia apresentado algum desses acometimentos anteriormente”, pontua pesquisadora e cirurgiã vascular da unidade de saúde, Catarina Almeida.

Segundo ela, os pesquisadores vão repetir todo o estudo dos vasos linfáticos fora da fase aguda da doença. "Queremos saber se é algo permanente ou um problema que aparece apenas na fase aguda da chikungunya”, adiantou.

No entanto, ainda não há uma previsão de conclusão do estudo. O grupo formado por médicos dos serviços de cirurgia vascular e de medicina nuclear do HC, além dos especialistas em cardiologia Monica Becker e Roberto Buril, ainda pretende entender por que a chikungunya causa tais problemas.

“Não vamos encerrar por aqui, ainda vamos continuar recebendo pacientes no ambulatório. Queremos entender o motivo, ainda ficarão perguntas sem respotas. É importante porque com isso podemos antecipar e orientar tanto como trata-los durante a doença quanto preveni-los”, concluiu.

 

(Fonte: G1 Pernambuco)

Notícias

Vai viajar ?

06/12/2021

Festa Junina saudável? A gente te conta como!

14/06/2021 https://saudebrasil.saude.gov.br/

Esse ano o mês de junho trouxe consigo a saudade de um evento tão aguardado pelos brasileiros: as festas juninas. Tipicamente brasileira, elas expressam uma manifestação cultural em vários elementos, mas principalmente na alimentação.

Por que a obesidade é um fator de risco para pessoas com Coronavírus?

06/05/2021 https://saudebrasil.saude.gov.br/

Doenças crônicas associadas à obesidade agravam o quadro de pacientes com Covid-19.

Precisou sair? O que fazer ao chegar em casa para evitar o coronavírus

24/03/2020

Um passo a passo para driblar a contaminação com o coronavírus após andar na rua para ir ao mercado, por exemplo

Máscaras cirúrgicas para coronavírus: quem deve usar, quando e como?

23/03/2020

Além do álcool em gel, a máscara descartável é muito buscada por supostamente proteger contra o novo coronavírus. Mas tem exagero e mau uso por aí

O que define um caso suspeito do novo coronavírus no Brasil?

21/03/2020

Alguns sintomas e outros critérios fazem os médicos suspeitarem de um caso de coronavírus. Conheça-os e veja como se confirma o diagnóstico

Coronavírus e gripe: quais as diferenças e semelhanças?

20/03/2020

Além dos sintomas, outras características do novo coronavírus se assemelham ao influenza – mas há muitas diferenças também. Saiba quais são elas.

O que é coronavírus? (COVID-19)

18/03/2020

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Vai viajar no fim do ano? Veja quais remédios não podem faltar na mala

20/12/2019

A temporada de festas de fim de ano está começando e muita gente se planeja para viajar. Mas o que não pode faltar no kit de remédios?

Porque o sarampo voltou?

16/12/2019

O que aconteceu?